A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária, apolítica, de caráter beneficente, de assistência social e de promoção da saúde. Presta serviço desde 1984, por iniciativa da Srª Nora Schneider, que inicialmente tratava os problemas uterinos e procurava fazer a prevenção das senhoras atendidas na Comunidade Luterana Ascenção.

Com objetivo de ampliar o atendimento, criou-se em 27 de setembro de 1984 em Novo Hamburgo, um núcleo da Liga Feminina de Combate ao Câncer, vinculado a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Porto Alegre, no RS. Muitas mulheres da comunidade foram se engajando no trabalho realizado pela Liga de Novo Hamburgo, uma vez que as demandas da entidade foram aumentando, até que em 02 de janeiro de 2001, a Liga Feminina de Novo Hamburgo adquiriu personalidade jurídica própria, regendo-se por estatuto próprio, mantendo, todavia, a mesma filosofia de trabalho.

Trabalha hoje com uma equipe de 57 voluntários, dentre eles profissionais graduados em psicologia, fonoaudiologia, nutrição, advocacia, fisioterapia, arteterapia, enfermagem, finanças e economia. A entidade possui hoje quatro funcionárias, uma delas trabalha na sede da Liga, duas trabalham no anexo dentro do Hospital Regina, no atendimento direto ao portador de câncer e uma auxilia nas atividades dos dois endereços, conforme a necessidade da Liga.

Tem como missão combater o câncer através do trabalho voluntário de prevenção junto à comunidade, dar assistência para as pessoas de baixa renda portadoras da doença, que residem na cidade de Novo Hamburgo. Atende mais de 400 pacientes de baixa renda mensalmente, entre homens e mulheres, a partir dos 18 anos, e qualquer tipo de câncer.


Atendimentos

Os atendimentos aos pacientes acontecem de forma contínua, através de um cadastro, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h, sendo que os atendimentos com as nutricionistas, psicólogas, fisioterapias, jurídicas, fonoaudiólogas, enfermeiras, são previamente agendadas com dia e hora marcada.

A prevenção ao câncer é trabalhada através de agendamentos com empresas, comércio, escolas, comunidades religiosas e outras, através de palestras, bate-papos e através de materiais lúdicos.

Confira nossas atividades mensais:

  • Acompanhamento de Assistente Social: três vezes por semana.
  • Avaliação nutricional: semanal / quinzenal / mensal (conforme avaliação da nutricionista).
  • Acompanhamento psicológico: semanalmente.
  • Avaliação fisioterápico: semanalmente.
  • Avaliação enfermagem: semanalmente.
  • Acompanhamento jurídico: quinzenalmente.
  • Empréstimo equipamentos: diariamente.
  • Fornecimento complementos / suplementação alimentar: diariamente.
  • Fornecimento de fralda geriátrica: diariamente.
  • Fornecimento de materiais de curativo: diariamente.
  • Reinclusão Social – através de oficinas realizadas de segunda a sextas, na parte da tarde na sede da Liga.
  • Desenvolver campanhas e palestras de caráter preventivo junto à comunidade: com agenda aberta para os dias desejados pelas empresas, escolas, comunidades religiosas, dentre outras.

Nossa equipe

Gestão 2019/2021

Presidente: Maria Regina Strack Dau

1ª Vice-Presidente: Marinês Zardin Fagundes

2ª Vice-Presidente: Verginia Maria Engel

1ª Tesoureira: Iria Loesch

2ª Tesoureira: Ana Elisa Lipp

1ª Secretária: Jéssica Benetti

2ª Secretária: Rúbia Fauth